Florit Foto

Ave

guia de campo digitaldigital field guide

© Luis A. Florit
Florit Foto

O programa Ave é um guia de campo digital para Android (>= 2.3.3), Linux, Maemo e Ruindows (não tenho intenção de portá-lo para iOS).

Embora tenha sido feito levando em conta as nossas necessidades específicas como ornitólogos, observadores e/ou fotógrafos, o Ave não é exclusivamente para ornitologia, podendo inclusive ser utilizado para várias especialidades simultaneamente.

Estas são algumas as principais funcionalidades do Ave:

O Ave é (e sempre será) gratuito e encontra-se disponível para instalação, com instruções aqui. O manual, incluído no aplicativo, também pode ser lido aqui em HTML, ou aqui em PDF (versões em inglês aqui em HTML e aqui em PDF).



Como instalar (Android)

  1. Ativar o WiFi ou dados móveis no aparelho.
  2. Habilitar "Instalar apps desconhecidos" para instalação de aplicativos fora do Google Play.
  3. Baixar o arquivo ave.apk.
    (Se asegure que o arquivo foi baixado corretamente, pois as vezes o Android renomeia para ave.zip. Nesse caso, renomeie o arquivo baixado ave.zip para ave.apk.)
  4. Instalar este arquivo ave.apk baixado.
    (Por exemplo usando o aplicativo Meus Arquivos, dentro de "APK Arquivos de instalação").
  5. Abrir o aplicativo Ave normalmente. O Ave reclamará de que não existe a Pasta Principal, e abrirá a janela de Ferramentas. Clicar em "Pasta principal..." e selecionar a Pasta Principal Android/data/com.floritfoto.apps.ave, seja dentro do cartão de memória, ou na memória interna (sugiro no cartão).
  6. Na mesma janela de Ferramentas, clicar em "Atualizar bases de dados" para baixar as listas e descrições. Alternativamente, podem baixar manualmente os seguintes 4 arquivos dentro da Pasta Principal: listas, descrições das listas, descrições das famílias e descrições de status.
    A janela de Ferramentas pode ser acessada manualmente clicando em PREF.
  7. IMPORTANTE: NÃO DESINSTALE o Ave sem antes RENOMEAR a Pasta Principal, ou perderá todos os arquivos que colocar nela: ver aqui.


Cuidado ao desinstalar !!!!

Hoje os aplicativos regulares, como o Ave, não podem mais escrever fora de umas poucas pastas especificas destinadas ao próprio aplicativo. No nosso caso, seria

Android/data/com.floritfoto.apps.ave

uma na memória interna, e outra no cartão de memória SD/microSD. Logo, todos os arquivos do Ave devem ir dentro desta pasta (ou em subpastas).

Mas, CUIDADO: esta pasta será APAGADA se o Ave for DESINSTALADO. Em particular, ao desinstalar o Ave perderá tudo o que estiver nessa pasta.

Portanto:

ANTES DE DESINSTALAR O Ave,
RENOMEAR A PASTA PRINCIPAL
Android/data/com.floritfoto.apps.ave

Para isto, pode utilizar o Gerenciador de Arquivos que vem com o aparelho, que costuma ter permissão para renomear a pasta (basta renomear com.floritfoto.apps.ave por com.floritfoto.apps.ave.1). Caso a pasta principal esteja dentro do cartão de memória do aparelho, basta desmontar ou remover o cartão antes de desinstalar o Ave.
Lembre-se sempre de fazer backup da pasta principal no seu computador!



Android 11: Acesso a todos os arquivos

Android 11 restringe mais ainda o acesso dos arquivos no celular pelos aplicativos. Isto impede a integração adequada com as fotos do usuário, a não ser que sejam colocadas na própria pasta do Ave. Por outro lado, o Android 11 permite que o Ave aja como um gerenciador de arquivos do celular. Isto tem duas vantagens:

1. Permite colocar a pasta principal fora da pasta Android/data/com.floritfoto.apps.ave, por exemplo, na raiz do cartão, o que permite desinstalar o Ave sem perigo de perder as mídias;

2. Permite integrar as fotos do usuário fora da pasta do Ave.

Se deseja ter alguma das vantagens acima, vá nas configurações do Ave e habilite o Acesso a todos os arquivos. Se não sente falta delas, não precisa mudar nada.



O cartão de memória e atualizações do sistema Android

Ao atualizar o próprio sistema Android do aparelho, a pasta do cartão de memória troca por algum nome maluco, tipo 7R5T-A4E2. Isso fará com que o Ave não encontre a pasta principal (caso seja a do cartão) depois de atualizar o sistema. É só renomear nas configurações a pasta principal levando em conta o novo nome do cartão de memória.



Não consegue atualizar ou rodar o Ave ?

Pode existir alguma incompatibilidade que impeça a atualização do Ave através do próprio aplicativo, ou até pode não conseguir rodá-lo depois de atualizar. Neste caso precisa atualizar o Ave manualmente baixando e instalando o arquivo ave.apk, como se o Ave não estivesse instalado (pra isto, basta seguir os passos 1 a 4 em como instalar).
Mas CUIDADO: NÃO DESINSTALE o Ave, apenas instale o novo arquivo ave.apk baixado.



NÃO use o Ave para "baixar tudo" !!

A opção do Ave de baixar mídias (cantos, fotos, mapas, etc) pela internet foi feita exclusivamente para atualizar eventualmente uma espécie ou outra. O Ave NÃO foi feito para "baixar tudo da internet". Isso é extremamente demorado, sobrecarrega servidores desnecessariamente, e fará a sua vida miserável. Simplesmente copie o conteúdo da pasta principal de algum conhecido que use o Ave. Eu não disponibilizo mídias que não sejam minhas.



What's new - Changelog

3.11.2 Long-press language button to sort output alphabetically.
3.11.1 Update to CBRO 2021 bird list and user's media files.
3.11 Android 11 device config permission to manage all files (for integrating with user's photos and choosing custom main folder). Better permissions checker. LogCat bug report option in Tools. Bug fixes.
3.10.10 Android 11 bug fixes.
3.10.9 Update to new secure SSL site.
3.10.8 Android 10 GPS notification. Bug fixes.
3.10.7 Android 10 compatibility, bug fixes.
3.10.6 Style changes and bug fixes.
3.10.5 Show altitude in Tools (if GPS is running). Bug fixes.
3.10.4 Bug fixes.
3.10.3 Fixed some WA codes.
3.10.2 Android 7+ sharing fixed.
3.10.1 Android 7+ install error fixed.
3.10 Special lists preference added, Fullscreen and Show my position moved to config file. GPS wakelock.
3.9.3 New WA and XC download fixes.
3.9.2 WA address and import lists bug fixes.
3.9.1 Fixed installation problems in Android 7+. Bug Fixes.
3.9 Share files. Verify SHA1 hash of downloaded files. Workaround for wrong WA bird names.
3.8 Save m4a audio functions.
3.7.10 Use new CBRO list in Wikiaves. 3 dot menu icon always active. Record items for photo and sound. Add record closes bird window.
3.7.9 Double-click Ave Map shows altitude (if there is Internet connection).
3.7.8 Ave Map: hybrid map toggle by clicking the A in the map. Cache management improved.