Meus caros,

    Neste segundo ano empesteado, vamos fazer a troca de informações sobre o curso de Geometria Riemanniana, do IMPA, pelo Grupo Google aulas-luis:

https://groups.google.com/d/forum/aulas-luis


    Os pre-requisitos indispensáveis para fazer o curso são conhecimentos sólidos de álgebra multilinear, topologia geral, e variedades diferenciáveis (o conteúdo do curso de Análise em variedades até integração é suficiente). Por favor, somente se inscreva no curso se preencher estes pre-requisitos, já que o excesso de inscritos sem preparação adequada inviabilizaria o curso. Se tiver uma grande quantidade de alunos de curso livre inscritos, estes receberão graus P (aprovado) ou F (reprovado). Veremos isto logo, nas primeiras semanas.

    Todos os alunos do curso, tanto os de curso livre quanto os de curso regular do IMPA, devem se inscrever na Comissão de Ensino do IMPA e se subscrever a este grupo Google, pois toda a informação sobre o curso circulará por ele.

    Para poder identificá-los corretamente, por favor, se inscrevam no grupo Google com um único email por aluno, e desta forma: Nome Sobrenome (Instituição-Estado). Por exemplo: Luis Florit (IMPA-RJ). Tanto o email quanto o nome devem bater com aqueles da sua inscrição na Comissão de Ensino. Se se inscreveram de outra forma neste grupo, por favor, corrijam nas configurações.

    Eu tentarei fazer com que o curso siga da maneira mais normal possível. Assim, as aulas serão as de um curso regular que gravei uns anos atrás, e que já estão no YouTube, aqui:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLo4jXE-LdDTSqe2QpiYKs4VMcIYvZiiLe


Todos os alunos do curso deverão assistir duas aulas por semana, como se estivessem indo ao IMPA. Vocês observarão que tem alguns erros nas aulas no YouTube, incluindo alguma ou outra besteira que eu falei quando foram filmadas. Elas foram introduzidos propositalmente, para ver se estão entendendo! ;)

    Para complementar as aulas via YouTube, vamos nos encontrar uma vez por semana, toda segunda-feira às 17:00hs, para fazer consultas e tirar dúvidas neste endereço do Google Meet. Funciona assim:

  1. Entrar na sala do Google Meet com o mesmo email cadastrado neste grupo (na ultima linha da tela inicial do Google Meet tem a opção para selecionar a conta de login). Desconhecidos não serão autorizados.
  2. Desabilitar a câmera e o microfone, para diminuir o tráfego de rede.
  3. Quem quiser perguntar/comentar/responder, fala (ou escreve no chat da reunião), desabilita o microfone, e eu respondo/comento. Se não tiver muita gente perguntar oralmente é melhor pois faz a aula mais dinâmica.
  4. Enquanto  comento sobre a pergunta, eu faço "casting" da tela do meu celular, e vocês verão ela no seu computador/celular como se fosse um quadro negro.
  5. Se alguém quiser, no final da aula pode me pedir para gravar este conteúdo em PDF.

    É importante vocês assistirem a estas aulas de consultas, por vários motivos. Em particular, porque através delas eu conheço vocês, vejo como estão indo, as dificuldades que estão tendo, quanto e como estão trabalhando, se no futuro vocês quiserem uma carta de recomendação minha, etc. Esse conhecimento meu é fundamental, e será levado em conta fortemente na avaliação final. Por favor, não deixem de assistir!

   Obviamente, não tenho como atender as consultas se todos os alunos vierem com dúvidas ao mesmo tempo. Portanto, tentem fazer consultas uns aos outros, e conversarem entre vocês. Para isto podem utilizar este mesmo grupo. Assim só ficarão as dúvidas mais relevantes para nosso encontro semanal.

    As notas de aula serão estas:

https://luis.impa.br/aulas/georiem/aulas.pdf


Logo perceberão que essas notas NÃO SUBSTITUEM OS LIVROS, mas são apenas um "guia" para seguir as aulas, com os tópicos que iremos ver.

    O Prof. Diego Navarro Guajardo será o monitor do nosso curso. Ele vai postar aqui mesmo, no grupo, todas as indicações sobre a parte de exercícios, em particular, sobre entrega de listas, que formarão parte essencial da avaliação final, tanto quanto as provas.

    A primeira prova será na segunda semana de Maio, até aviso em contrário.

    Pelo jeito este ano vem complicado também, e vamos precisar da boa vontade de todos.

    E lembrem, sempre:

A única forma de aprender matemática
é fazendo exercícios.
Fazendo muitos exercícios.
Fazendo TODOS os exercícios!!


    Fiquem em casa se puderem, se cuidem, e grande abraço a todos,

            L.