Instruções

Clicar no botão Linhas acima à esquerda para indicar o(s) número(s) de linha(s) separados por vírgulas, e o Sentido, que indica a direção que o usuário deseja ir (ângulo entre 0 e 360, com 0 indicando o norte e 90 indicando o leste)

A seguir, dar duplo-click no mapa para indicar onde se encontra o ponto de ônibus desejado. Aparecerá uma seta verde se o Sentido foi indicado como acima, ou uma bolinha verde se não foi. Esta posição pode ser arrastada pelo mapa.

OBS: Para procurar pelas linhas troncais, integradas e circulares, procurar por:
100, 102, 106, 104, 105, 108, 117, 118, 109 (TRO),
551, 552, 558, 553, 554 (INT),
551, 552 (CIR).

~~~~~~~~~~~


Caso a prefeitura estiver de bom humor e fornecendo os dados, os ônibus aparecerão. Trocarão de cor, indicando se estão se aproximando do ponto (verde), ou se afastando (vermelho).

Acima daqueles ônibus que estão se aproximando do ponto indicado e indo no sentido indicado aparece um número que indica quantos minutos aproximadamente o ônibus demorará para chegar ao ponto. Obviamente, este número é só uma estimativa (otimista), baseada em distâncias lineares. Também influencia o estado do trânsito, que está indicado pela coloração das ruas do mapa, assim como outros fatores. Quando os dados de um ônibus tiverem um atraso de mais de 2 minutos, um segundo número aparecerá, indicando este atraso. Ainda, os ônibus ficarão amarelos se este atraso for maior do que 5 minutos, e sumirão do mapa se for maior do que 20 minutos.

Para facilitar, pode-se criar um link com a linha, o centro do mapa (center), o zoom (zoom), o sentido (az), e a localização do ponto (ponto). Por exemplo, para o IMPA algo assim serviria:

  http://luis.impa.br/riobas/?az=225
    &linha=409,416&zoom=15
    &ponto=-22.966,-43.235
    &center=-22.960,-43.212

Este link pode ser gerado com o botão Gerar link acima a esquerda. Coloque este endereço num navegador, para ver como tudo aparece. Pode gravá-lo nos favoritos, como de costume.

A atualização das posições é feita uma vez por minuto, que é a frequência de atualização dos dados pela prefeitura.... se ela quiser. O serviço é "relativamente" estável, mas não é raro não ter atualização por alguns minutos, às vezes cai de vez, não são 100% dos ônibus que aparecem, e às vezes os dados a prefeitura misturam 409 com 416, por exemplo. Um X no número de ônibus na tabela inferior indica falha de conexão, enquanto que -- indica que a prefeitura não está fornecendo dados no momento.

A página funciona em qualquer navegador com javascript. Porém, tem disponível também um pequeno aplicativo para Android (>=2.3.3) que tem a vantagem sobre a versão web de detectar automaticamente a localização do aparelho (que nem sempre funciona bem em navegadores), notificar via voz o tempo de demora de ônibus próximo (quando o aplicativo estiver rodando com a tela do aparelho desligada), e ser mais rápido por guardar o mapa no cache interno. Podem instalá-lo acessando o endereço:

http://luis.impa.br/apks/riobas.apk

OBS: Lembrar de habilitar Fontes desconhecidas nas configurações do aparelho antes de instalar.


Sentido
(0=N, 90=E):