Florit Foto

∼ Ave ∼

guia de campo digitaldigital field guide

© Luis A. Florit
Florit Foto

O programa Ave é um guia de campo digital para Android (>= 2.3.3), Linux, Maemo e Ruindows (não tenho intenção de portá-lo para iOS).

Embora tenha sido feito levando em conta as nossas necessidades específicas como ornitólogos, observadores e/ou fotógrafos, o Ave não é exclusivamente para ornitologia, podendo inclusive ser utilizado para várias especialidades simultaneamente.

Estas são algumas as principais funcionalidades do Ave:

O Ave é (e sempre será) gratuito e encontra-se disponível para instalação, com instruções aqui. O manual, incluído no programa, também pode ser lido aqui em HTML, ou aqui em PDF (versões em inglês: HTML e PDF).


Como instalar (Android)

  1. Ativar o WiFi ou 3G no aparelho.
  2. Nas configurações do aparelho, habilitar "Fontes desconhecidas" para instalação de aplicativos fora do Google Play. No Android 2.3 (Gingerbread) isto encontra-se no menu "Configuração de Aplicativos" e, para versões posteriores, no menu "Segurança".
  3. Baixar o arquivo ave.apk.
  4. Instalar o Ave clicando no arquivo ave.apk baixado.
  5. Abrir o aplicativo Ave normalmente. O Ave reclamará de que não existe a Pasta Principal, e abrirá a janela de Ferramentas. Clicar em "Pasta principal..." e selecionar a Pasta Principal Android/data/com.floritfoto.apps.ave dentro do cartão de memória.
  6. Na mesma janela de Ferramentas, clicar em "Atualizar bases de dados" para baixar as listas e descrições. Alternativamente, podem baixar manualmente os seguintes 4 arquivos dentro da Pasta Principal: listas, descrições das listas, descrições das famílias e descrições de status.
    A janela de Ferramentas pode ser acessada manualmente clicando em PREF.
  7. NÃO DESINSTALE o Ave sem antes RENOMEAR a Pasta Principal, ou perderá todos os arquivos que colocar nela: ver aqui.

     Espero que gostem e brinquem bastante com o programa!

          Abs,
                        L.


Instalação em Android >= 4.4

O Google mudou radicalmente o uso do cartão de memória no Android 4.4 e superiores, o que quebrou o funcionamento de muitos aplicativos. Em alguns aparelhos, nenhum aplicativo "de terceiros" pode escrever no cartão, a não ser dentro de uma pasta especifica destinada ao aplicativo. No nosso caso, seria dentro do cartão de memória em:

Android/data/com.floritfoto.apps.ave

Portanto, todos os arquivos do Ave devem ir nesta pasta (ou em subpastas). Até ai, nada grave. Mas o problema é que esta pasta será APAGADA quando o Ave for DESINSTALADO. É isso mesmo, quando você desinstalar o Ave, perderá tudo o que estiver nessa pasta. Portanto:

ANTES DE DESINSTALAR O Ave,
RENOMEAR A PASTA PRINCIPAL
Android/data/com.floritfoto.apps.ave.

Para isto, pode utilizar o Gerenciador de arquivos que vem com o aparelho, que costuma ter permissão para mover arquivos no cartão (basta renomear com.floritfoto.apps.ave por com.floritfoto.apps.ave.1), ou colocar o cartão no computador e mover aí. Como sempre, é bom fazer backup!!
Sobre as atualizações do sistema Android

Nas últimas versões de Android, o cartão de memória é renomeado com nomes malucos, como por exemplo 7R5T-A4E2. Isso fará com que depois de atualizar o sistema, o Ave não encontre a pasta principal. É só renomear nas configurações a pasta principal levando em conta o novo nome do cartão de memória.